domingo, 15 de setembro de 2019

OMBROS RODADOS - COMO RESOLVER


🤷🏻‍♂️ Problemas posturais passam-nos ao lado porque "estou habituado" ou "sempre fui assim", no entanto, podem ser a causa de outros problemas. Para além disso, tá provado que uma postura saudável e confiante influencia o nosso psicológico, maneira de agir e a forma como somos percepcionados pelo outro.

👨🏻‍💻 O síndrome cruzado superior é um dos desvios posturais mais comuns, especialmente em quem passa muitas horas numa posição sentada ou em pé (ex: trabalhos de secretária, linhas de produção...). Para além disso este desvio resulta de uma diferença de forças entre músculos da cadeia anterior (encurtados) e posterior (alongados) dos membros superiores.

🏋️ Um dos grandes problemas é iniciares um plano de treino "standard". Se tens um síndrome cruzado superior acentuado torna-se perigoso executar movimentos (como puxadas verticais e presses verticais) que coloquem carga externa numa estrutura desajustada. Ainda, não faz sentido teres um treino com muito volume de movimentos de empurrar VS puxar: deves fazer o contrário.

✔️ Para além de adotar uma postura direita sempre que possível, deves apostar em alongamentos específicos (sugestão na imagem) de peitoral e focar em movimentos para a cadeia posterior: remadas e outros movimentos adutores da escápula (aqueles em que abres e fechas as omoplatas) com o objetivo de fortalecer essa área.

📑 Inclui este tipo de movimentos 2-4x na semana e verás melhorias em poucas semanas. Para além disso, obriga-te a corrigir a postura no dia-a-dia! Se trabalhas sentado uma boa estratégia é usar uma bola de ténis entre as costas e a cadeira: sempre que a bola escorregar, sabes que estás a perder a postura.

👨🏻‍⚕️ Nota - estas são recomendações básicas. Para uma prescrição individual procura um profissional da área que te faça uma avaliação postural.

0 comentários:

Enviar um comentário