Macronutrientes
(macros) são os nutrientes que necessitamos em maior quantidade para viver. Ao
contrário dos micronutrientes (como as vitaminas e minerais), os macros
concedem-nos energia que pode ser utilizada para as mais variadas funções no
nosso organismo.
Podemos
distinguir 3 macros:
- Proteínas (ou prótidos): a sua principal função é a de construção e reparação de tecidos. Algumas fontes de proteína em alimentos de origem vegetal (tofu, seitan, soja…) e animal (carnes, peixes, ovos, marisco…) sendo a grande diferença entre estas fontes o seu valor biológico. Proteínas animais são de alto valor biológico (apresentam todos os aminoácidos) enquanto as de origem vegetal são “incompletas”, no entanto, a combinação de diferentes fontes pode resultar numa refeição completa. É muito saciante. É um macronutriente essencial e o seu consumo não aumenta o risco renal (a não ser que haja condição prévia).
- Hidratos de carbono (ou glícidos): a sua principal função é fornecer energia, sendo a fonte primária para o nosso organismo. Algumas fontes de hidratos de carbono são o arroz, batata, aveia e outros cereais, frutas e açucares podendo apresentar diferentes capacidades de saciedade devido à sua composição (diferentes quantidades de fibra e açucares podem influenciar esta vertente – quanto maior o teor de fibra e menor o teor de açucar, maior será a saciedade conferida) e velocidade de absorção. É um macronutriente essencial e não armazena sob forma de gordura se consumido depois das 18h.
- Gorduras (ou lípidos): as suas principais funções são a regulação hormonal e transporte vitaminas. Algumas fontes de gordura são o azeite, frutos secos, abacate, óleo de côco, côco, chocolate negro e ainda algumas fontes proteicas também ricas em gordura como os peixes gordos, a gema de ovo e a carne de vaca. A sua ingestão vai atrasar o esvaziamento gástrico promovendo a sensação de saciedade mais prolongada. É um macronutriente essencial e não te vai fazer engordar (a não ser que estejas em excesso calórico!)
Alguns
alimentos são considerados “fontes mistas” por terem um bom aporte de 2
macronutries, como por exemplo:
- Proteína e gordura: Iogurte grego, queijos, carnes vermelhas, peixes gordos, frutos secos, e gema do ovo.
- Proteína e hidratos: Aveia, leite, quinoa, leguminosas e alguns cereais integrais.
Se queres ter acesso a algum conteúdo que acabo por meter só nos stories segue-me no instagram: @zemota13
0 comentários:
Enviar um comentário