segunda-feira, 9 de setembro de 2019

COMO TRATAR UM METABOLISMO LENTO


⬇️ Quem tem dificuldade em perder peso tem tendência a dizer que o seu metabolismo é lento. Referem-se à TMB (taxa metabólica basal ou de repouso) ou seja, as calorias que o corpo gasta “para sobreviver” - o quanto gastas nas funções básicas como o batimento cardíaco, manutenção da temperatura corporal, reparação de tecidos e outras.

🔃 A TMB é variável e oscila ao longo do tempo e de acordo com os nossos hábitos alimentares, de exercício físico e atividade diária, no entanto, estas oscilações não são tão grandes como pensamos. Após 1 ano de dieta restrita (défice calórico) a tua TMB pode baixar 5-15% que na prática são ~200kcal (isto é muito dependente do teu tamanho) o que corresponde a 50g de arroz cru ou 2 colheres de sopa de azeite. Achas mesmo que será este o principal fator que te impede de perder peso?

✔️ A verdade é que com o avançar da dieta e perda de peso tornas-te mais leve, movendo menos massa… e isso implica um dispêndio menor de energia não só para sobreviver mas também para completar tarefas diárias e treinos (uma pessoa de 60kg gasta menos kcal numa determinada atividade do que essa mesma pessoa quando tinha 65kg). Para além disso, devido ao cansaço acumulado é normal que te tornes menos ativo inconscientemente, diminuindo o teu NEAT (toda a atividade que fazes durante o dia mas que não é planeada: subir escadas, passear o cão, tiques nervosos…) que pode dar-se através de pequenas mudanças como passar mais tempo deitado, estacionar o carro mais perto de casa, parar com tiques de movimento… tudo isto acontece com o intuito de preservar energia (o nosso corpo não se preocupa se achas que tens 3kg a mais, preocupa-se sim manter reservas de energia em tom de proteção). Para além destes fatores é ainda importante perceber se estamos mesmo a manter a intensidade suposta no treino e comer o que está descrito (é muito fácil extrapolar aqui e ali, pequenas coisas que ao final do dia podem fazer a diferença entre ganhar ou perder peso. Temos tendência a subestimar o que comemos e sobrestimar o que gastamos).

🚶 Com isto, o metabolismo pode sim influenciar na tua perda de peso, no entanto, se garantires um défice calórico consistente o peso acaba por baixar. Lembra-te das variáveis que tendencialmente tendem a jogar contra ti e que podes manipular (NEAT, gasto e consumo calórico) pois é aqui que a ação pode ser tomada de forma a virar o jogo: queixares-te sobre fatos inalteráveis não te vai levar a lado nenhum! 💥

🔥 Se queres ter acesso a mais conteúdo com este segue-me no instagram porque posto diariamente sobre este e outros temas: @zemota13

0 comentários:

Enviar um comentário