segunda-feira, 9 de setembro de 2019
COLESTEROL: CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E TRATAMENTO! (COMO DIMINUIR O COLESTEROL)
03:34
culturismo, desporto, dicasfit, dieta, emagrecer, emagrecimento, fitfam, Fitness, healthy, massa magra, metabolismo
No comments
☢️ Uma das maiores “epidemias” atuais é o colesterol elevado, sendo que uma % considerável da população apresenta valores acima dos recomendados. Vou tentar ser prático e não entrar em grande detalhe: o colesterol é essencial à nossa saúde fazendo parte das nossas membranas e atuando na síntese de hormonas (incluindo as sexuais). O problema dá-se quando falamos de níveis excessivos.
🔄 Para avaliar a condição é essencial interpretar o rácio entre LDL e HDL. Estes são conhecidos como colesterol “mau” ou “bom” (apesar de não serem tipos de colesterol mas sim de lipoproteínas que transportam as moléculas de colesterol) por apresentarem diferentes funções: enquanto as LDL transportam o colesterol do fígado para os tecidos favorecendo a sua acumulação, as HDL fazem o oposto – transportam o colesterol dos tecidos para o fígado onde pode ser oxidado. Assim, valores elevados de LDL são vistos como fator de risco, enquanto valores elevados de HDL são vistos como “contrafator”.
🤔 Mas afinal o que influencia os níveis de colesterol?
🧬🥚 A componente genética parece ser relevante visto que a produção endógena (pelo nosso corpo) é responsável por ~75% do colesterol total no entanto, a grande influência nesta fatia provem do nosso estilo de vida. Os outros ~25% advêm do colesterol que ingerimos. Assim, a ingestão de colesterol (por exemplo nos ovos) parece não ser fator proponderante para o desfecho do valor total (no entanto é preciso bom senso. Não vamos passar de 1 ovo por semana para 10 ovos por dia…) porque em cima da pouca influência (1 ovo aumentaria ~1,5% o teu colesterol total) a semi-vida da molécula é curta: circula cerca de 2 a 3 dias.
🤷🏻♂️ Então não há nada a fazer?
✔️ Claro que há! Um estilo de vida saudável no geral parece ser suficiente na maioria dos casos: reduz o teu consumo de gorduras trans e saturadas assim como de açucares adicionados (saliento que frutas e vegetais não têm açucar adicionado). Aumenta o teu consumo de fibra e hábitos de exercício físico. Com isto, caso tenhas excesso de peso tenta reduzir o teu peso a longo prazo. A suplementação de ómega 3 (caso esteja em défice na alimentação) parece ser interessante no sentido em que vai balancear o rácio ómega 6:ómega 3 (o 6 é pro inflamatório e o 3 é anti-inflamatório) de forma a diminuir a inflamação excessiva no organismo.
🔥 Se ainda não me segues no instagram dá uma vista de olhos nos destaques e fica atento aos stories que meto todos os dias sobre vários assuntos: @zemota13
0 comentários:
Enviar um comentário